sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bi ou não bi, eis uma pergunta!

Que é ser Bissexual? O que envolve? Como as pessoas se caracterizam? Será ter sexo, atração com pessoas de sexos diferentes? Claramente NIM! Existem pessoas que se assumem/ identificam com a bissexualidade. Não há outra forma de o dizer, em alguns estudos representam 5% da população, noutros menos. Estas pessoas assumem uma identidade sexual que pode interpenetrar a vivência hetero e a homossexual. Podendo alterar entre os dois mundos, ou podendo viver de uma forma única, como bi/pansexuais. Mas existe muita gente (segundo o estudo Kinsey, 37 % da população) que se envolve em comportamentos bissexuais.
Porque existe esta diferença tão grande de dados? As pessoas tendem a ser mais complicadas naquilo que pensam, do que naquilo que fazem. Por exemplo: pregar um prego (comportamento); pregar para pendurar um quadro, pregar para prender dois objectos, pregar por acto religioso (entenda-se a crucificação), pregar para chatear a vizinhança (o mesmo acto, vários significados e motivações possíveis). Por vezes é mais fácil racionalizar o que aconteceu. Foi só uma noite; foi só para experimentar; tinha curiosidade; éramos nov@s; o meu grupo não aceitaria tal coisa; a minha religião não permite; e um enorme etc.
Os animais tendem a ser mais simples para os nossos olhos. Apesar de ser uma coisa recente o facto de termos começado a olhar para lá. Como dizia Alberto Caeiro, “ver é estar doente dos olhos”. Cerca de 2000 espécies já foram observadas, filmadas, documentadas, estudadas a terem sexo com membros de ambos os sexos. Não é só o número de espécies, parece ser comum dentro das tais 2000, apesar de algumas variações entre elas.
Daí ser bi ser uma pergunta com uma resposta tão equívoca.


Sem comentários:

Enviar um comentário